Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41302

Comparte esta pagina

Título : História da probabilidade e o conhecimento de futuros professores de matemática.
Autor : MELO, Emerson Wanderlei Silva de
Palabras clave : Matemática - Estudo e ensino; Probabilidades; Professores - Formação
Fecha de publicación : 12-dic-2017
Citación : MELO, Emerson Wanderlei Silva de. História da probabilidade e o conhecimento de futuros professores de matemática. Caruaru: O Autor, 2017.
Resumen : O presente trabalho tem por objetivo discutir de que maneira o contexto histórico pode influenciar nos conceitos e no ensino de Probabilidade na Educação Básica. Dessa forma, apresentamos uma discussão acerca de como foi a evolução histórica de alguns conceitos, que até hoje são utilizados. Foi discutido também o que alguns estudiosos como Fermat, Pascal e o Chevalier de Méré trocavam em suas correspondências e em que influenciaram nas resoluções de alguns problemas que envolviam cálculos probabilísticos. Este trabalho, também mostra diversas crenças que existiam, onde também se acreditava na teoria divina e de que maneira os jogos de azar foram importantes para evolução da probabilidade. Discutimos os resultados de um questionário com alguns estudantes dos períodos finais do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Campus Acadêmico do Agreste – CAA. Queremos saber como os mesmos entendem o conceito de probabilidade e compreender o conhecimento dos estudantes do curso de Matemática-Licenciatura sobre os contextos históricos de probabilidade.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41302
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MELO, Emerson Wanderlei Silva de.pdf962,11 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons